quinta-feira, 5 de março de 2009

Gruumsh, O Deus dos Orcs!

Gruumsh é indiscutivelmente o mais importante deus do panteão dos orcs. Na pré-história, um ou dois agora desconhecidos deuses órquicos conspiraram para depor Aquele-que-nunca-dorme, e foram totalmente destruídos. Desde essa época, Gruumsh manteve o domínio dos outros deuses órquicos com garras de ferro. Ele é um terrível e brutal deus que se alegra com a guerra, e sempre tenta conquistar novos territórios para sua raça.
Este impulso para conquistar território e viver com mais espaço é a sua grande motivação. Ele tem sempre trapaceado em relação aos deuses humanos e semi-humanos espalhados pelo mundo, exaltando os orcs (e a ele mesmo!) sem nenhum respeito. Gruumsh conduz seu povo cruelmente, através do trabalho de seus xamãs para colonizar novas terras. E seu profundo e permanente ódio pelos outros deuses garante que ele tente alcançar seus domínios através da guerra constantemente. Gruumsh não tolera sinais de pacifismo do seu povo. Realmente, os orcs não têm a palavra paz no seu idioma, só um expletivo gutural que significa, aproximadamente, "temporária trégua do conflito".
Gruumsh tem um ódio permanente de Corellon Larethian (o deus dos elfos) por derrotá-lo em batalha. A religião órquica nega que Gruumsh tenha perdido um olho numa luta contra Corellon, como as histórias da origem dos deuses demonstra. Os orcs acreditam que Gruumsh foi enganado pela magia de Corellon, e que o deus élfico não poderia vencer numa luta justa. Gruumsh exige que seu povo cause a destruição das terras élficas sempre que possível.
Gruumsh tem igualmente um profundo ódio pelos anões e seus deuses. As histórias xamânicas de como Gruumsh e o ancião orc lutaram pelo controle das montanhas cansam a paciência de qualquer ouvinte. Os orcs desejam as montanhas pelas suas características áridas; eles são exploradores e adoram áreas descobertas e frias. Mas, eles pegarão qualquer terra que puderem, e a maior resistência desta raça é a habilidade de sobreviver quase em qualquer lugar.
Tão característico, também, é o coração duro de Gruumsh. Ele e seus xamãs extirpam os orcs doentes, fracos, aleijados ou inadequados para a guerra. Gruumsh é uma divindade cruel e leal. Um governo duro e extirpar os fracos são os elementos chave do pensamento orc. Visto que os machos são fisicamente mais fortes que as fêmeas, elas são geralmente relegadas à função de educar as crianças e fazendo obviamente os guerreiros terem comida na mesa após um duro dia de pilhagem e massacre. "Se Gruumsh tivesse a intenção de que as fêmeas fossem iguais aos machos, ele teria dado grandes músculos a elas". Esta é a menos brutal tradução de um provérbio orc entre a casta dos guerreiros.
Felizmente para as raças do plano material primário, a maior parte da atenção de Gruumsh é ocupada com a batalha eterna dos espíritos orcs e goblins no inferno, onde ele supervisiona a guerra contra os goblins da sua fortaleza de ferro. Mas Gruumsh está sempre atento à sua raça, e especialmente atento às transgressões...
Gruumsh somente enviará um Avatar se este for necessário para uma grande batalha, e onde Ilneval e Bahgtru não puderem ser confiáveis com o negócio em suas mãos. Muito raramente, ele irá enviar um para frustrar algum surgimento de um avatar élfico. Seus presságios geralmente são cerimônias adequadas como quebrar repentinamente o pescoço de um jovem xamã, ou mais suavemente uma nuvem de fumaça negra tóxica sendo levada pela corrente.
Seguidores do Clã de Gruumsh em ataque à vila de Verge.

2 comentários: