domingo, 15 de março de 2009

Questão de Fé: As religiões de Karameikos!

Karameikos possui três religiões oficiais e inúmeras crenças pregadas por clérigos visitantes de outras nações. Elas são de filosofias divergentes, mas todas estão voltadas para o crescimento do espírito humano através da meditação e da assimilação das lições de moral. Não é obrigatório que um sacerdote pertença a uma religião específica, pois a história está cheia de sacerdotes que fundaram sua própria igreja, ou mudaram sua adoração de um Imortal para adorarem outro – não há penalidade aplicada quanto a isso, a não ser que envolva uma mudança de tendência e, é claro, que isso não agrade o Imortal que está sendo relegado.


A Igreja de Karameikos

A maioria dos karameikanos de descendência thyatiana e, aproximadamente, metade das pessoa de descendência mista pertencem a Igreja de Karameikos – o que perfaz um total de 25% dos habitantes do reino, dos quais a maioria é de nobres de terras e outras importantes e poderosas figuras –, e vários de origem traladarana converteram-se a ela, por sua intrigante filosofia do ‘espírito imaculado’.
A essência da Igreja de Karameikos é a de que o mal, que age no mundo mortal, não é tão grande que não possa ser purificado por atos de sacrifício próprio. Muitos de seus seguidores, infelizmente, consideram tal dogma uma brecha para desvirtuarem-se, pois, assim serão purificados e salvos.
Os devotos dessa doutrina que cometem um pequeno ato de má índole – como contar uma mentira, por exemplo –, deverá rezar algumas orações. Para um ato já não tão inofensivo – como bater em alguém sem motivo – será preciso um dia de penitencia sobre o vigilante olho de um líder da igreja. Por um assassinato, o réu deverá sofrer um punição secular – após ser julgado pela corte –, e passar por uma grande cerimônia de purificação, que consiste em arriscar sua vida e sua fortuna em uma aventura imposta pela igreja, que julga trazer elevação espiritual.
A Igreja de Karameikos exerce grande influência em seus devotados seguidores, que se apavoram somente com a idéia de serem banidos dela. Tal ato faria com que ele ficasse impossibilitado de obter a absolvição de seus pecados, ocasionando um sofrimento perpétuo na vida após a morte.
Apesar de clérigos manipuladores não serem tão comuns, os existentes geralmente exigem de seus seguidores, grandes cerimônias de purificação e aproveitam para praticar abusos de várias naturezas.
Essa igreja desencoraja qualquer tipo de ritual mágico que não tenha provas diretas e imediatas de seus resultados. Nessa categoria se enquadram todos os tipos de superstições, incluindo simpatias, leitura das mãos ou de cartas, ou qualquer outro método similar de adivinhação. Como a Igreja de Traladara apóia esses tipos de procedimentos, as duas crenças vivem em freqüente conflito.


Vista frontal da prinicpal catedral da Igreja de Karameikos


A Igreja de Traladara

A Igreja de Traladara prega que as pessoas não devem machucar umas as outras e, quando isso acontece, a comunidade deve punir o pecador com intensidade proporcional ao grau da maldade que cometeu. Com essa simplicidade, a igreja parece perfeita para os alegres e extravagantes traladaranos.
Segundo os preceitos dessa igreja, a curiosidade e a experimentação são encorajadas e dão importância às leituras de folas de chá, mãos e cartas, simpatias, mau-olhado e ao uso de amuletos não-mágicos. Por esse tipo de conduta, a Igreja de Traladara vive em constante conflito com a Igreja de Karameikos – de dominação thyatiana –, e a relação entre as duas, quanto à questão dogmática, permanecem turbulentas.
Uma das principais funções de um clérigo traladarano é dar conselho aos jovens, baseado em experiências pessoais e exemplos de comportamento citados na ‘Canção de Halav’ – considerada como uma recitação factual da história traladarana. Clérigos traladaranos também realizam casamentos e outras cerimônias, pregam a filosofia da igreja e promovem o bem estar do povo. Eles também trabalham para salvar vidas e combater o mal.
Aproximadamente 70% da população de Karameikos pertencem à Igreja de Traladara e a maioria de seus seguidores é formada por pessoas comuns, já que a manutenção dessa crença requer pouco esforço pessoal – diferente da organizada e regrada Igreja de Karameikos.


Igreja de Traladara nas festividades do 'Dia do Monstro'


O Culto a Halav

Existem três preceitos principais no Culto a Halav, conhecidos como o Trítio Sagrado:

- Rei Halav, morto numa batalha contra homens-fera, foi levado pelos imortais, que o curaram e o fizeram adormecer no mais profundo dos sonos;

- O objetivo dos Imortais, quando fizeram isso, foi o de devolver o rei a Traladara, trazendo de volta à nação a glória que esta tinha na Era Dourada;

- Os Imortais decidiram que era chegada a hora do rei retornar e, portanto, reencarnaram seu espírito em Stefan Karameikos – quando este ainda era um bebê – para que ele, ao crescer, se tornasse o novo Rei Halav.

O culto prega que Stefan Karameikos fará de Traladara uma nação poderosa novamente, e mandará suas incontáveis legiões para conquistar o mundo, para a glória do reino. No entanto, o maior propósito de seus seguidores é o de convencer a todos – incluindo o próprio Rei Stefan – dessa sua causa. Mas, mesmo não sendo essa tarefa muito fácil, eles permanecem determinados.
Apesar da maioria das pessoas considerarem os halavistas tímidos e despojados demais, as magias de seus sacerdotes funcionam. Isso significa que devem receber o auxílio de algum Imortal e, apesar de as pessoas comuns os julgarem como loucos, clérigos de outras religiões mostram-se muito interessados nos feitos do culto.
Os sacerdotes do Culto a Halav são tão determinados em suas pregações, que chega a irritar todos à sua volta. Segundo esses fanáticos, tudo que acontece é um presságio e não há outro caminho se não o da verdade – ou seja, o caminho deles –, e os descrentes lamentarão o seu desdém ao descobrirem que Stefan é Halav reencarnado.
Apenas uma fração da população pertence ao culto, talvez 1%. No entanto, como Karameikos tem mais importância no cenário internacional, atraindo migrantes, o número dos seguidores do Culto a Halav pode aumentar.


Igreja do culto a Halav, situada no interior de Threshold

Nenhum comentário:

Postar um comentário